Parabéns, você ganhou o distintivo Aspásia!

Sócrates, Alcibíades e Aspásia. Nicolas Monsiaux (1754-1837)

Quem foi Aspásia?

Grande oradora, como aparece no diálogo Menexeno de Platão, conselheira política de Péricles, seu companheiro amoroso, esta mulher de Mileto provocou muita admiração e críticas entre os atenienses do século V a.C. Sendo de Mileto ela, era, portanto, uma estrangeira em Atenas, o que não impediu que fosse uma das mulheres gregas mais comentadas pelas fontes antigas. O biógrafo Plutarco, em sua obra vida de Péricles, dedica, por exemplo, vários comentários sobre a influência de Aspásia sobre seu companheiro e mesmo sobre o rumo da política externa ateniense: ela teria incitado Péricles, por exemplo, a empreender uma guerra contra Samos, ocorrida entre 441-439 a.C.
Plutarco, na sua vida de Péricles, fala desta maneira acerca da admiração sentida por Péricles diante de Aspásia: τὴν δ' Ἀσπασίαν οἱ μὲν ὡς σοφήν τινα καὶ πολιτικὴν ὑπὸ τοῦ Περικλέους σπουδασθῆναι λέγουσι.
Você pode ler em voz alta a frase, isso é certo... Pode, também, reconhecer os nomes de Aspásia e de Péricles? Duas outras palavras não são difíceis de reconhecer: πολιτικὴν e σοφήν (política e sabedoria ou inteligência...). Com essas palavras, o sentido da frase de Plutarco já está dado: Péricles teria sido seduzido pela inteligência e habilidade política de Aspásia. Pois bem, mesmo sendo estrangeira e mulher, que a princípio a afastaria dos assuntos políticos, um dos principais atributos que os antigos reconheciam em Aspásia era sua inteligência política. Essa era manifestada não apenas através de Péricles, mas pelas iniciativas de Aspásia junto a seu grupo de amigos intelectuais que, além de incluir o próprio companheiro, também incluía filósofos como Sócrates e Anaxágoras.
Esta capacidade de intervir, através da retórica e inteligência, em um grupo de intelectuais, é a principal característica deste distintivo que leva o nome de Aspásia. Como ela, você agora faz parte de um grupo que se reúne para pensar em grego. A sua primeira recompensa é, portanto, esta: ter a oportunidade de realizar as primeiras atividades do curso em conjunto com outras pessoas e, assim, avançar de maneira eficaz e coletiva no entendimento da língua. Enquanto estiver com este distintivo, aproveite ao máximo as virtudes de Aspásia participando dos espaços coletivos do curso, como aulas e comentários. Com mais atividades e pontos, poderá adquirir mais um distintivo e mais novas habilidades e recompensas...