Novo Curso
Questões de Gênero:
Feminino e masculino no Egito Antigo


Este Curso visa refletir sobre as noções de feminino e masculino no Egito antigo, debatendo a utilização do conceito de gênero para o estudo das sociedades antigas. Vamos examinar as representações de homens e mulheres na Arte egípcia, assim como no contexto funerário, textos e monumentos em diferentes períodos da história egípcia, destacando também como essas informações foram interpretadas pela Egiptologia. Com este estudo, podemos conceber mais detalhadamente a vida de homens e mulheres egípcias em seus diversos contextos sociais, como família, trabalho, religião e sexualidade.
Assim, discutiremos aspectos importantes da História das Mulheres e dos Estudos de Gênero que podem nos ajudar a repensar antigas interpretações do material egípcio e como a Egiptologia vem revisitando essas interpretações. Por fim, pretende-se discutir também de que maneira a nossa cultura mediática cria e reforça estereótipos sobre os antigos egípcios, sobretudo na sua relação com a história africana. 
Prof. Dra. Thais Rocha da Silva
Pós-Doutoranda (USP/Universidade de Oxford, Reino Unido)
Doutora em Egiptologia (Universidade de Oxford, Reino Unido)
Integrante da equipe arqueológica de estudo de campo na cidade de Amarna (Egito) em 2017 e 2018

Programa do Curso:

Nesta primeira aula introduziremos os debates recentes acerca do conceito de gênero no estudo da Antiguidade e como este tem sido utilizado na análise das fontes egípcias (textos, imagens, estátuas, objetos do contexto funerário). Vamos discutir representações de homens e mulheres em seus diferentes contextos, suportes e períodos e como podem ser interpretadas à luz dos estudos de gênero. 

Nesta aula vamos analisar os diversos aspectos da sociedade egípcia a partir das suas fontes, tais como textos (literários,  administrativos, cartas) e artefatos arqueológicos (casas, objetos de uso doméstico, material funerário). Vamos examinar como eram as relações familiares, o casamento, o direito à propriedade, divórcio e a sexualidade, além de discutir as noções de vida privada a partir de uma perspectiva egípcia. 

Nessa aula discutiremos como noções de feminino e masculino são apresentadas no contexto divino, do qual o faraó e sua família também fazem parte. Vamos examinar algumas das atividades de homens e mulheres nas esferas de poder, no contexto religioso e político, a partir das fontes monumentais, funerárias e textuais. Veremos, por exemplo, como o debate sobre gênero pode elucidar a trajetória de figuras femininas de poder, como Cleópatra VII e Hatshsepsut.

Nesta aula apresentamos alguns dos principais estereótipos acerca de homens e mulheres no Egito antigo que foram desenvolvidos no mundo ocidental, desde os textos gregos e latinos até as artes visuais e a cultura audiovisual. Como estudo de caso, vamos falar de Cleópatra VII, Nefertiti e Akhenaton e examinar como essas personagens foram percebidas e representadas pelo mundo contemporâneo. Além disso, vamos discutir as apropriações do Egito antigo por artistas como Michael Jackson e Beyoncé, no contexto dos movimentos sociais e do combate ao
racismo.  

O curso constará de quatro aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 8 horas de carga horária. As sessões serão nos dias 15, 22, 29 de março, 05 de abril de 2021, sempre das 20:00 às 22:00. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas por quinze dias para os (as) inscritos (as) verem ou reverem.  As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir via chat, áudio e vídeo durante as aulas.
Valor total do Curso: 120 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica da rede pública possuem 50% de desconto. Para obter o desconto, anexe um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) no formulário de inscrição (se já nos enviou por ocasião de outro curso, não é necessário um novo envio) ou nos envie por email institutomundoantigo@gmail.com.
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária ou boleto. Escolha a sua opção de pagamento abaixo. 

Inscrições até 12 de março

Acesso completo ao Curso
Questões de gênero: Feminino e masculino no Egito Antigo

Valor Integral
R$ 120
  • Aulas em tempo real (15, 22, 29 março, 05 abril de 2021, 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com a Professora
  • Certificado de participação com a carga horária

Acesso completo ao Curso
Questões de gênero: Feminino e masculino no Egito Antigo

Valor com Desconto (estudantes de graduação ou professores (as) da rede básica)
R$ 60
  • Aulas em tempo real (15, 22, 29 março, 05 abril de 2021, 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com a Professora
  • Certificado de participação com a carga horária
estudante

Perfil acadêmico da Professora Drª Thais Rocha da Silva.