Curso

Civilização Romana:
De Augusto à crise do século III d.C.

Este curso online visa debater a História Romana desde o início do Principado de Augusto (século I a.C.) até a chamada crise do século III d.C. Este curso faz parte do nosso projeto que consiste em apresentar o arco da História Romana em três partes: 1- a fundação de Roma e o período republicano, que foram objeto de um curso ministrado em 2020; 2- o Império de Augusto à crise do modelo do Principado no século III d.C., matéria do presente curso; 3- a continuação deste curso com um módulo, em abril ou maio deste ano, que discutirá desde a crise do século III d.C. até a queda do Império Romano do Ocidente (V d.C.). É possível participar de um módulo/curso sem ter visto os demais. 
Atenção: se quiser fazer o módulo 1 (períodos monárquico e republicano) via as gravações das aulas que já foram ofertadas, envie-nos um email (institutomundoantigo@gmail.com). O Curso consistiu de quatro aulas com duas horas cada, isto é, são quatro vídeos com oito horas no total. Para o acesso, nós cobramos o mesmo valor que a turma original pagou: 100 reais valor integral, 50 reais valor com desconto para professores (as) da educação básica ou estudantes de graduação. Você pode ver  extratos das aulas desde Curso no final desta página.
Prof. Dr. Félix Jácome
Pós-Doutorando em Letras Clássicas (Universidade de São Paulo)
Doutor em Estudos Clássicos (Universidade de Coimbra)
Prof. Me. Cesar L. J. da Costa Jr
Doutorando em História (Universidade Federal do Paraná)
Membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (Nemed/UFPR)


Programa do Curso:

Nesta primeira aula, apresentaremos a passagem da República ao Principado via a carreira política e militar de Otaviano Augusto. Discutiremos em que medida o novo regime do Principado marcou uma ruptura com a ordem republicana e mostraremos os principais aspectos da reformulação do domínio territorial do mundo romano sob Augusto. Ainda nesta sessão, comentaremos a rica vida cultural e literária ligada a Augusto, com nomes como Virgílio, Horácio e Propércio.

Nesta aula discutiremos o que acontece no mundo romano após a morte de Augusto em 14 d.C. Primeiro, a sucessão imperial por meio dos Júlio-Claudianos (Tibério, Calígula, Cláudio e Nero), depois via os Flavianos (Vespasiano, Tito, Domiciano). Comentaremos, também, a “revolução espiritual” (para usar a expressão do historiador italiano Santo Mazzarino) deste período, que viu notadamente o estabelecimento de culto ao imperador romano, assim como a vida e morte de Jesus e o nascimento do cristianismo.  

Nesta sessão, discutiremos a admnistração dos imperadores nervos-antoninos (Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio, Marco Aurélio e Cômodo). Veremos a diversidade do mundo romano a partir da ótica das províncias e discutiremos a realidade econômica e militar que permitia Roma ser, então, a “mestre do mundo”.

Neste encontro debateremos como cidadãos vindos das províncias africanas e orientais chegaram ao topo do poder imperial. Veremos, em seguida, que os anos compreendidos entre 235 e 284 d.C. marcam uma crise do regime do Principado. Discutiremos o conceito de crise aplicado a este período e evidenciaremos as dificuldades do território romano que, neste momento, estava sendo atacado por Germânicos e Iranianos. Mostraremos como a esta pressão externa se adicionam  violência interna e guerras civis.

“Muitos desastres ocorreram no mundo, mas poucos deram aos que viveram depois tanta alegria”. Esta frase de Goethe expressa bem tanto o trágico destino de Pompeia, soterrada pelo vulcão Vesúvio em 79 d.C, como a possibilidade de que, precisamente por isto, nós encontramos uma das cidades mais bem preservadas do mundo antigo, que atrai por volta de 2 milhões de turistas anualmente. Nesta aula, comentaremos os detalhes da vida cotidiana de Pompeia, como jogos, fábricas de lãs, cantinas, rituais de casamento e administração cotidiana da cidade. Será uma excelente oportunidade para visualizarmos a vida dos cidadãos de fora das elites, bem como para explorarmos outros tipos de fontes históricas, como pinturas de parede, grafites e arquitetura de casas e edifícios.

O curso constará de cinco aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 10 horas de carga horária. As sessões serão às terças-feiras, das 20:00 às 22:00 (horário de Brasília), em 26 de janeiro, 02, 16, 23 de fevereiro e 02 de março de 2021. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas por dez dias para os (as) inscritos (as) verem ou reverem.  As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir com os Professores via chat, áudio e vídeo.
Valor total do Curso: 150 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica da rede pública possuem 50% de desconto. Para obter o desconto, anexe um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) no formulário de inscrição (para pagamentos por transferência ou boleto). Se pagar por cartão de crédito, envie-nos, por favor, o comprovante por email: institutomundoantigo@gmail.com.
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária ou boleto. Escolha a sua opção de pagamento abaixo.

Inscrições encerradas

Acesso ao Curso Civilização Romana

Valor Integral
R$ 150
  • Aulas em tempo real (26 jan, 02, 16, 23 fev, 02 março, às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com os Professores
  • Certificado de participação com a carga horária

Outros cursos com inscrições abertas:

Acesso ao Curso Civilização Romana

Valor com Desconto (estudantes de graduação ou professores da rede básica)
R$ 75
  • Aulas em tempo real (26 jan, 02, 16, 23 fev, 02 março, às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com a Professora
  • Certificado de participação com a carga horária
estudante

 Garantimos a devolução do seu pagamento caso desista de fazer o curso até 26 de janeiro de 2021

Extratos do Curso passado
Civilização Romana: da fundação de Roma à queda da República

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 186 outros assinantes