História e Literatura do Antigo Testamento:

Torá e a Obra Deuteronomista

NOVAS DATAS

06, 20, 27 de abril, 4 e 11 de maio de 2022
Quartas-feiras 20h
 
Aulas ao vivo com acesso às gravações

Judeus rezando na sinagoga em Yom Kippur por Maurycy Gottlieb (1878)
Os escritos que compõem a Bíblia Hebraica ou o Antigo Testamento estão entre os mais influentes da História do Ocidente. Não tanto por suas qualidades literárias, como por serem considerados como escrituras sagradas por judeus e cristãos. 
Sem entrar no mérito da fé de cada um acerca do caráter sagrado desses textos, o presente Curso lidará com temas mais históricos sobre a Bíblia hebraica: a história de sua composição, os gêneros literários em que foram escritos e os problemas e ambiguidades ligados à sua interpretação. 
Assim, este Curso investigará a história e a literatura da Torá (na tradição cristã, Pentateuco) e da Obra Deuteronomista (na tradição cristã, livros históricos de Josué até II Reis). Examinará a partir dos textos as correntes teológicas e ideológicas que formaram e construíram os discursos religiosos contidos nestas duas partes da Bíblia Hebraica.

Com isto, temos por objetivo fornecer ao estudante uma visão elementar da história da literatura do Antigo Israel e da Antiga Judá a partir da análise crítica da literatura, bem como propiciar recursos para uma leitura contextualizada e histórica dos textos da Bíblia Hebraica.

 

 

Professor

Rogério Lima de Moura

Rogério Lima de Moura

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010).

Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do grupo de pesquisa Arqueologia do Antigo Oriente (UMESP) e docente no curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Programa do Curso

(clique no título de cada aula para ler a descrição)

A pesquisa arqueológica e da crítica literária da Bíblia Hebraica tem demonstrado que os textos que pertencem ao cânon judaico foram escritos tardiamente no período do Ferro. O letramento em Israel Norte e Judá não surgiu simultaneamente. Nesta aula, discutiremos cronologia, letramento e o processo que favoreceu o surgimento da escrita de textos da Bíblia Hebraica.

Palavras-chave: Bíblia Hebraica; Letramento; Antigo Israel.

 

Na década de 70, o paradigma fundamentado na teoria de Julius Wellhausen sobre a formação da Torá (Pentateuco) sofreu seu maior abalo. Wellhausen defendia que o Pentateuco era fruto de quatro documentos escritos em Israel Norte e Judá em diferentes épocas (Javista, Eloísta, Deuteronômio e Escrito Sacerdotal – siglas JEDP).

 Aos poucos, a teoria das fontes foi sendo substituída pela teoria dos fragmentos: a formação do Pentateuco deu-se em pequenas narrativas fragmentadas que foram posteriormente concentradas em uma história teológica linear. 

Por fim, as preocupações sobre a função da Torá e o papel sacerdotal na compilação dos textos da primeira parte do Antigo Testamento  tornaram-se cada vez mais importantes na pesquisa sobre a escrita e a formação de textos no Período Persa. Esta aula problematizará, assim, a formação da Torá e sua função na Jerusalém do IV século AEC.

Palavras-chave: Torá; Sacerdócio; Período Persa.

Nesta aula abordaremos a partir do estudo da memória e da tradição os papeis e temas relacionados aos personagens Abraão, Jacó e Moisés. Demonstraremos que essas figuras bíblicas foram moldadas a partir do exílio na Babilônia e no Período Persa (séculos V e IV AEC) com a finalidade de legitimar identidade de grupos advindos da Golá.

Palavras-chave: Torá; Moisés; Memória cultural.

 

O Deuteronômio não é uma obra pertencente à Torá, mas sim, é uma introdução aos livros de Josué – II Reis. A ideologia presente na Obra Historiográfica Deuteronomista (nome dado por Martin Noth aos livros dos profetas anteriores) demonstra como essa parte da Bíblia Hebraica reafirma conceitos, teologia e visões de mundo do livro de Deuteronômio. Nesta aula, analisaremos a Obra Historiográfica Deuteronomista em conjunto com o Deuteronômio relacionando principalmente com os momentos históricos da Antiga Judá a partir do VII século AEC e com o IV século AEC.

Palavras-chave: Deuteronômio; Tetrateuco; Deuteronomismo.

Nesta aula trataremos de discutir os principais temas do livro do Deuteronômio – II Reis, da entrada em Canaã até a perda da terra. Além disso, o tema do surgimento da monarquia judaíta (a invenção da monarquia unida) e a ideologia real da casa de Jerusalém serão lidas criticamente. Por fim, nosso estudo relacionará os temas literários desses conjuntos de textos com a realidade histórica principalmente do Período Persa. 

Palavras-chave: Bíblia Hebraica; Deuteronomismo; Profetas Anteriores.

Calendário e Funcionamento

O curso constará de cinco aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 10 horas de carga horária. As sessões serão nos dias 06, 20, 27 de abril, 4 e 11 de maio de 2022, sempre às quartas 20h (horário de Brasília). Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas durante todo o Curso para os (as) inscritos (as) verem ou reverem.  As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir via chat, áudio e vídeo durante as aulas.
Valor total do Curso: 180 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica da rede pública ou privada têm direito a 50% de desconto. Para obter o desconto, após realizar o pagamento, envie para o nosso email um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) de que faz jus ao desconto ( [email protected]).
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária, PIX ou boleto. Você fará a escolha do pagamento depois que clicar em “Pagar a Inscrição”, logo abaixo.

Inscrições abertas

Acesso ao Curso

História e Literatura do Antigo Testamento

Valor Integral
R$ 180
  • Aulas em tempo real (06/04; 20/04; 27/04; 04/05 e 11/05, 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)

Acesso ao Curso

História e Literatura do Antigo Testamento

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica, pública ou privada)
R$ 90
  • Aulas em tempo real (06/04; 20/04; 27/04; 04/05 e 11/05, 20h
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)
estudante
A Jornada de Abraão de Ur a Canaã por József Molnár

Comentários dos nossos estudantes:

Perguntas Frequentes

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina 60 dias após a conclusão do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 375 outros assinantes

0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *