Os Debates online realizados pelo Instituto Mundo Antigo discutem um tópico de relevância sobre as sociedades antigas em um formato de webinar gratuito, durante aproximadamente 1h15min. Já os Minicursos possuem, em geral, duas sessões, totalizando 3 horas de carga horária. Os (as) professores (as) que promovem debates e minicursos são reconhecidos (as) especialistas na matéria. Nós privilegiamos a interação entre os (as) participantes, sendo possível interagir em tempo real via chat, áudio e vídeo.

Próximo Debate:

A Guerra de Troia: de Homero à Netflix
 
Online. 16 de dezembro, quarta-feira, 20h (horário de Brasília)
 
Este debate pretende discutir, de maneira panorâmica, o mito da Guerra de Troia, desde a épica grega até produções recentes do cinema. Veremos como a história em torno de Troia ganhou forma na Grécia antiga, assim como exploraremos a recepção subsequente deste mito na antiguidade, com os romanos, por exemplo, no medievo e no mundo moderno, com destaque final para a recente série Troia: A queda de uma cidade da Netflix. O encontro será ministrado pelos Professores Félix Jácome, pós-doutorando em Letras Clássicas (USP) e Rafael Semêdo (recém aprovado para o doutorado em Letras Clássicas – USP). A ideia é debater com os (as) participantes as formas e significados da Guerra de Troia para a cultura ocidental e o porquê desta história ainda ser relevante para os nossos dias. O evento será gratuito e transmitido online pela nossa plataforma do You Tube:

Quer receber um lembrete na véspera e no dia da Live sobre a Guerra de Troia? Coloque seu email aqui embaixo:

Próximo Minicurso:

Poder e Sociedade na Antiguidade: Péricles e Augusto
 
15 e 17 de dezembro, 20:00-21:30 (horário de Brasília)
 
Este Minicurso com duas aulas e carga horária de 3 horas pretende discutir duas figuras maiores da Antiguidade Greco-Romana, Péricles (~495-429 a.C) e Otaviano Augusto (63 a.C.-14 d.C). Para ambos, nós debateremos as fontes primárias que possuímos para estudá-los; o contexto histórico e político no qual eles emergiram;  o perfil biográfico e social deles; seus adversários políticos e, por fim, os vários prismas por meio dos quais a historiografia moderna tem interpretado o papel histórico de Péricles e Augusto dentro de suas respectivs sociedades. Ao fim destas matérias, será possível realizarmos uma reflexão geral sobre a pertinência destes indivíduos poderosos no âmbito dos regimes políticos de atenienses (Democracia) e romanos (República). No Minicurso, a aula sobre Péricles ficará a cargo do Professor Félix Jácome, pós-doutorando em Letras Clássicas (USP), ao passo que a sessão sobre Otaviano será ministrada pelos Professores Willian Mancini (Doutor em História pela UFOP) e Cesar L. J. da Costa Jr. (Doutorando em História na UFPR). 
O evento acontecerá via Zoom. 
As inscrições são gratuitas e limitadas à capacidade da sala. 
Emitiremos certificados para quem acompanhar todo o Minicurso.

Debates passados: