A religião funerária do Egito Antigo:
tumbas, textos e rituais

A longa História do Egito Antigo nos legou um rico conjunto de textos, imagens, objetos e monumentos que podemos estudar a fim de traçar as várias formas de religiosidade dos egípcios e egípcias. Dentre todo esse material temos um vasto rol de artefatos e textos funerários, que constituem um rico material para compreendermos como era a crença egípcia no pós-vida. 


Esse Curso tem como objetivo apresentar um panorama da religião funerária antiga, bem como desmistificar dados apresentados como aceites, tais como teria sido a construção das pirâmides ou mesmo a própria validade de uma crença em um destino póstumo. Abordando diversos temas associados ao pós-vida, pretendemos mostrar as diversas divindades associadas ao Além, os meios de chegar ao pós-vida, os textos que explicam como era a vida após a morte, bem como as sepulturas e a análise do material arqueológico necessário para o post-mortem. Convidamos, assim, todos (as) que se interessam tanto por religião quanto pelo Egito antigo para este percurso temático sobre esses temas específicos da religião do Egito Antigo.

Professora

Prof. Dra. Cintia Gama-Rolland

Prof. Dra. Cintia Gama-Rolland

Pos-doutora pelo Museu Nacional - Rio de Janeiro
Doutora pela École Pratique de Hautes Études, Paris
Mestre em arqueologia pela Universidade federal do Rio de Janeiro
Bacharel em História pela Universidade de São Paulo
Antiga conselheira científica do Museu do Louvre
Integrante de três missões arqueológicas no Egito e pesquisadora da coleção egípcia do Museu de Arte de São Paulo - Masp
Professora e coordenadora dos cursos de historia, geografia e hospitalidade da FMU

Programa do Curso

(clique no título de cada aula para ler a descrição)

Nesta primeira aula, apresentaremos uma visão geral dos conceitos associados ao pós vida no Egito Antigo e os estudos realizados acerca desse tema. Trataremos do que é um ser vivo para os egípcios e o que significa a morte. Sempre tentando deixar o aluno confortável com esse tema para que possamos, nas aulas seguintes, entrar na apresentação e análise dos textos funerários. Assim, nesta aula daremos a base para que o aluno aprecie a discussão das sessões seguintes acerca da vida após a morte para os egípcios.

Em nossa segunda aula, analisaremos os dois conjuntos de textos funerários mais antigos do Egito, e a visão do post-mortem associada às estrelas, bem como a entrada de Osíris no mundo dos mortos e a reorganização das crenças funerárias com esse deus funerário. Trataremos também do hino canibal e da “mundanização” do mundo dos mortos.

Trataremos, aqui, do texto funerário mais conhecido dos egípcios antigos, apresentaremos seus principais capítulos, vinhetas e interpretações. Analisaremos a predominância de Osíris no post-mortem, bem como o significado dessas alterações no que diz respeito ao mundo dos vivos no Egito Antigo e o que teria influenciado essa predominância osírica nesse conjunto de textos.

Nessa aula apresentaremos um conjunto de textos associados às sepulturas reais do Novo Império, no Vale dos reis. Nesses textos, que são verdadeiros mapas do mundo dos mortos, poderemos conhecer mais sobre o pós vida associado ao ciclo solar.

Estudaremos, aqui, as sepulturas tanto reais (Pirâmides, Vale dos Reis e Tânis), bem como as sepulturas dos particulares (Vale dos nobres e sepulturas populares) para entendermos as diferentes representações e esquemas decorativos presentes nas sepulturas egípcias antigas. Apresentaremos também os templos associados à memória do morto.

Nesta aula, apresentaremos o equipamento funerário que acompanhava o morto em sua sepultura. Trataremos assim de estelas, amuletos, shabtis, caixões, sarcófagos, papiros, entre outros. Além disso, apresentaremos a importância da mumificação e suas principais técnicas.

Calendário e Funcionamento

O curso constará de seis aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 12 horas de carga horária. As sessões serão nos dias 13/09, 20/09, 27/09, 04/10, 11/10 e 18/10 de 2021, sempre às segundas das 20:00 às 22:00. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas durante todo o Curso para os (as) inscritos (as) verem ou reverem.  As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir via chat, áudio e vídeo durante as aulas.
Valor total do Curso: 180 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica da rede pública ou privada têm direito a 50% de desconto. Para obter o desconto, após realizar o pagamento, envie para o nosso email um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) de que faz jus ao desconto ( [email protected]).
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária, PIX ou boleto. Você fará a escolha do pagamento depois que clicar em “Pagar a Inscrição”, logo abaixo.
Vale dos Reis

Inscrições encerradas

Acesso ao Curso

A religião funerária do Egito Antigo: tumbas, textos e rituais ​

Valor Integral
R$ 180
  • Aulas em tempo real (segundas, 13/09, 20/09, 27/09, 04/10, 11/10 e 18/10, das 20:00 às 22:00)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)

Acesso ao Curso

A religião funerária do Egito Antigo: tumbas, textos e rituais

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica, pública ou privada)
R$ 90
  • Aulas em tempo real (segundas, 13/09, 20/09, 27/09, 04/10, 11/10 e 18/10, das 20:00 às 22:00)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)

estudante

Exemplos de publicações da
Prof. Dra. Cintia Gama-Rolland

Comentários dos nossos estudantes:

Perguntas Frequentes

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina um mês após o término do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 315 outros assinantes