Curso

A longa História do Egito Antigo nos legou um rico conjunto de textos, imagens, objetos e monumentos que podemos estudar a fim de traçar as várias formas de religiosidade dos egípcios e egípcias. Esse Curso tem como objetivo apresentar um panorama amplo da religião egípcia antiga, bem como rediscutir informações apresentadas como verdadeiras, tais como o suposto politeísmo egípcio e a relação dos egípcios com divindades antropo-zoomórficas. Abordaremos as diversas manifestações de religiosidade ligadas à piedade pessoal e à religião oficial e apresentaremos as principais divindades, crenças e noções associadas ao pós-vida. Debateremos, ainda, os aspectos essenciais da arquitetura dos templos e dos sistemas cultuais. Assim, o Curso fará uma apresentação da religião egípcia antiga em suas linhas gerais, mostrando a riqueza de material a que temos acesso e indo além de visões estereotipadas que encontramos em certos documentários e vídeos do Youtube. Convidamos, assim, todos (as) que se interessam por religião, pelo Egito antigo ou pela Antiguidade.
Cíntia Gama-Rolland

Cíntia Gama-Rolland

Pos-doutora pelo Museu Nacional - Rio de Janeiro
Doutora pela École Pratique de Hautes Études, Paris
Mestre em arqueologia pela Universidade federal do Rio de Janeiro 
Bacharel em História pela Universidade de São Paulo
Antiga conselheira científica do Museu do Louvre
Integrante de três missões arqueológicas no Egito e pesquisadora da coleção egípcia do Museu de Arte de São Paulo - Masp
Professora e coordenadora dos cursos de historia, geografia e hospitalidade da FMU

Programa do Curso

(clique no título de cada aula para ler a descrição)

Em nossa primeira aula, introduziremos aspectos elementares da religião egípcia: as cosmogonias associadas aos grandes centros de cultos; o conjunto principal das divindades egípcias, tais como Osiris, Isis, Horus; a distinção entre piedade pessoal e cultos oficiais, bom como a questão de se a religião era politeísta. Por fim, definiremos o recorte cronológico do Curso e comentaremos quais fontes antigas nós possuímos acerca da religião no Egito Antigo.

Trataremos, nesta sessão, das diversas maneiras de apreensão e prática da religião pelo povo egípcio antigo, distinguindo piedade pessoal e cultos oficiais, bem como analisaremos a figura faraônica em meio a esse sistema religioso. Abordaremos a tão discutida questão acerca da divindade ou não do faraó, bem como divindades populares menos conhecidas do público em geral. 

 

Comentaremos, nessa terceira aula, as principais crenças funerárias dos egípcios antigos. Para tanto, discutiremos fontes primárias escritas, como o “Livro dos Mortos” e os “Textos dos Caixões”, assim como apresentaremos o processo de mumificação e seus significados religiosos para a sociedade egípcia, para que todos compreendam as diversas visões do pós-vida e a necessidade de um culto póstumo tão representativo dessa população. Apresentaremos o pós-vida solar, osiríaco e estelar e a forma como esses Aléns interagiam entre si.

Nessa aula, debateremos as estruturas religiosas, nomeadamente os templos, que formavam o centro do culto egípcio. Serão apresentados os esquemas representativos dos templos egípcios, seus princípios arquitetônicos e os símbolos dessas “casas dos deuses”. Comentaremos as distinções de função, estilo arquitetônico e decoração, entre templos de culto, como o Templo de Amon de Opet na atual Luxor, e templos de “milhões de anos”, a exemplo do Templo de Hatshepsut, em Deir el Bahari, e o templo de Medinet Habou. Apresentaremos também o templo rupestre de Ramés II, em Abu Simbel, e estudaremos as diferenças representativas, arquitetônicas e nas funções desses três tipos de templos.  

Em nossa aula final, trataremos da prática religiosa e da maneira como os cultos eram executados, bem como a estrutura organizativa dos centros de culto e o culto post-mortem. Debateremos o papel do faraó e dos sacerdotes na condução dos rituais religiosos, assim como evidências de participação dos variados grupos sociais nos festivais religiosos.

O curso constará de cinco aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 10 horas de carga horária. As sessões serão nos dias 24, 31 de maio, 07, 14 e 21 de junho de 2021, sempre às segundas-feiras das 20:00 às 22:00. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas durante todo o Curso para os (as) inscritos (as) verem ou reverem.  As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir via chat, áudio e vídeo durante as aulas.
Valor total do Curso: 150 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica da rede pública possuem 50% de desconto. Para obter o desconto, anexe um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) no formulário de inscrição (se já nos enviou por ocasião de outro curso, não é necessário um novo envio) ou nos envie por email institutomundoantigo@gmail.com.
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária, PIX ou boleto. Escolha a sua opção de pagamento abaixo. 

*Inscrições encerradas

Acesso ao Curso

A Religião no Egito Antigo

Valor Integral
R$ 150
  • Aulas em tempo real (24/05, 31/05, 07/06, 14/06 e 21/06, às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com a Professora
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)

Acesso ao Curso

A religião no Egito Antigo

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica)
R$ 75
  • Aulas em tempo real (24/05, 31/05, 07/06, 14/06 e 21/06, às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com a Professora
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)
estudante

Exemplos de publicações da Profª Cíntia Gama:

Comentários dos nossos estudantes:

Perguntas Frequentes:

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina um mês após o término do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 243 outros assinantes