Pensando por imagens:
A iconografia grega e sua presença na atualidade

Coluna, coroa de louros, meandros, o azul e o branco… Divindades, heróis, oliveiras, cavalo alado… Todas, palavras que conseguimos transformar mentalmente em imagens representativas de uma Grécia antiga e de muitas “coisas gregas”. Em diversos campos do conhecimento –  História,  História da Arte,  Arqueologia,  Antropologia, entre outros – as imagens são analisadas por meio de estudos iconográficos e iconológicos que procuram compreender suas origens e seu desenvolvimento, assim como seus significados. As expressões imagéticas tornam-se, então, fontes de transmissão, relação, interferências e trocas de/entre sistemas culturais, contribuindo para os processos de identificação e entendimento de mundo das sociedades do passado e do presente. 
Neste curso, propomos um estudo interdisciplinar do que chamaremos Cultura Visual grega: analisaremos produção, recepção e difusão das imagens que incidem sobre representações visuais, o patrimônio e a cultura material. Abordaremos os documentos materiais, literários e imagéticos do mundo grego antigo por meio da intermidialidade, isto é, como a combinação de mídias convencionalmente distintas gera novos significados no interior de determinada cultura. Assim, este curso pretende explorar os significados das imagens gregas através das épocas, levando em conta o conhecimento difundido por estudos e publicações acadêmicas nacionais e internacionais sobre a Antiguidade Clássica.  
 

Professora

Carolina Kesser Barcellos Dias

Carolina Kesser Barcellos Dias

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo - USP (2003), doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2009), pós-doutorado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2012), e pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente é coordenadora e pesquisadora-associada do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professora permanente no Programa de Pós Graduação em História, da Universidade Federal de Pelotas (PPGH-UFPel), e pós-doutoranda (bolsista PNPD) no PPGH-UFPel.

Programa do Curso

(clique no título de cada aula para ler a descrição)

Neste primeiro encontro, definiremos os conceitos de cultura visual, iconografia earqueologia da imagem para compreender como as imagens podem ser fontes deconhecimento histórico. Apresentaremos os principais temas a serem abordados durante osdemais encontros: mitologia e religião grega a partir das imagens, dos suportes materiais(cerâmica, moedas, escultura, entre outros), da arquitetura e paisagem na AntiguidadeClássica, e seus usos (e abusos) na modernidade, por meio de produções diversas da“Cultura Pop”.

 Neste encontro, falaremos sobre o estabelecimento da iconografia de personagens e episódios mitológicos gregos. Por meio de uma abordagem historiográfica, estudaremos a arte e tecnologia gregas, os atributos e a caracterização das divindades em diferentes suportes materiais, contextos e cronologias. Iniciaremos um estudo de caso sobre a “primeira HQ” da mitologia: o vaso François, uma cratera ática de figuras negras, datada de c. 570 a.C., encontrada em 1844 em uma tumba etrusca e, atualmente, preservada na coleção do Museu Arqueológico Nacional de Florença, Itália. Este vaso é decorado com  mais de 200 figuras, acompanhadas de legendas que dão nomes a cada uma delas.

Episódios do universo mitológico ou histórico têm grande apelo em obras audiovisuais. Neste encontro, discutiremos as produções fílmicas cujo argumento principal seja baseado na Antiguidade Grega: deuses e heróis, narrativas míticas, ou mesmo personagens históricos gregos que inspiraram a sétima arte para, assim como os antigos aedos, encantarem seu público. Também observaremos outros autores antigos que nos legaram histórias fantásticas e ensinamentos sócio-culturais – como poetas e tragediógrafos atenienses – à luz de produções cinematográficas para entendermos como diferentes culturas absorveram elementos da cultura helênica por meio da sétima arte.

 Coleções fazem parte da memória, e o colecionismo é uma prática comum de seleção, classificação, troca e exposição de objetos que pode ser feito de maneira particular ou coletiva. A materialidade do colecionismo será discutida neste encontro a partir de exemplos dos gabinetes de curiosidades do século XVI, dos antiquários e proto-arqueólogos interessados em obras de arte antigas, às coleções institucionalizadas e expostas atualmente em museus de diversos países. E, também, falaremos de coleções virtuais que conseguimos compor a partir de horas navegando pela Internet.

 Neste encontro final, por meio de outro estudo de caso, discutiremos como a cultura popular absorveu vários elementos da cultura visual grega e, junto ao conhecimento acadêmico e erudito, contribui para a divulgação e compreensão da imagética da Grécia Antiga. As experiências da arte, do audiovisual, da moda, da literatura, permitiram que acumulássemos referências clássicas que são, enfim, utilizadas em nossos produtos modernos e nos fazem, de certa forma, um pouquinho gregos também.

Calendário e Funcionamento

O Curso constará de cinco aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 10 horas de carga horária. As sessões serão às segundas-feiras, das 20:00 às 22:00 (horário de Brasília), em 08, 15, 22, 29 de novembro e  06 de dezembro de 2021. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas aos (às) inscritos (as) durante todo o Curso e até 60 dias após o seu término. As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir com a Professora via chat, áudio e vídeo. 
Valor total do Curso: 160 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica (rede pública ou privada) possuem 50% de desconto.  Para obter o desconto, após realizar o pagamento, envie para o nosso email um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) de que faz jus ao desconto. [email protected]
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária, PIX ou boleto. Você fará a escolha do pagamento depois que clicar em “Pagar a Inscrição”, logo abaixo.

Inscrição:

Acesso ao Curso
A iconografia grega e sua presença na atualidade

Valor Integral
R$ 160
  • Aulas em tempo real (08/11, 15/11, 22/11, 29/11 e 06/12 às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com os Professores
  • Certificado de participação com a carga horária

Acesso ao Curso

Uma História da Guerra entre Gregos e Persas

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica)
R$ 80
  • Aulas em tempo real (08/11, 15/11, 22/11, 29/11 e 06/12 às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com os Professores
  • Certificado de participação com a carga horária
estudante

Exemplos de publicações da
Profª Carolina Kesser

Comentários dos nossos estudantes:

Perguntas Frequentes:

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina um mês após o término do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Outro Curso com inscrições abertas:

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 331 outros assinantes