Choque de Civilizações?
Uma História da Guerra entre Gregos e Persas

O conjunto dos conceitos de liberdade política e intelectual, e de Estado constitucional (…) dependeu de uma coisa: do fato que os Gregos (…) decidiram se opor ao sistema do absolutismo palacial próprio ao Oriente, e que eles tiveram um sucesso assinalável. A Europa moderna não deve nada aos [Persas] Aquemênidas.

Peter Green, The Greco-Persian Wars, 1996
Esta afirmação, vinda, aliás, de um bom livro, ilustra a maneira tradicional pela qual as Guerras Pérsicas (499-479 a.C.) foi tratada pelos (as) historiadores (as): um conflito entre a liberdade grega contra o despotismo oriental ou entre os herois helênicos contra os súditos persas. Esta imagem também está presente na cultura audiovisual, basta ver a maneira esteriotipada com a qual o filme 300, de 2007, apresenta Gregos e Persas. Nos últimos vinte anos, contudo, o trabalho de historiadores (as) e arqueólogos (as) tem criticado esta narrativa pró-helênica em nome de uma abordagem mais objetiva do conflito e das relações diplomáticas entre estes povos. O que resulta é um retrato muito mais diversificado e rico da interação entre Gregos e Persas, que redimensiona o que realmente significou este conflito para as duas civilizações, desfazendo a rigidez da dicotomia entre Ocidente e Oriente, Europa e Ásia, por meio da qual esta Guerra foi interpretada por muitos séculos.
O objetivo deste Curso é, assim, oferecer uma narrativa renovada acerca das Guerras Pérsicas, tentando pôr em destaque os dois lados do conflito e suas racionalidades próprias de interação cultural, diplomacia e  Guerra. 
 

Professor

Félix Jácome Neto

Félix Jácome Neto

Pós-Doutorando em Letras Clássicas na Universidade de São Paulo.
Doutor e Mestre em Estudos Clássicos - Mundo Antigo - na Universidade de Coimbra (Portugal)
Graduado em História na Universidade Federal da Paraíba

Programa do Curso

(clique no título de cada aula para ler a descrição)

Nesta primeira aula, comentaremos as fontes que possuímos para estudar as Guerras Pérsicas, realçando as dificuldades em lidar com as narrativas parciais dos Gregos e com a escassez de fontes Persas acerca do conflito. Em seguida, traçaremos o vertiginoso nascimento do Império Persa que, em poucas décadas, assumiu o controle de um vasto território, desde a sua origem na região de Anshan, no atual sudoeste iraniano, até a Lídia, na costa da atual Turquia, passando pelo domínio dos até então poderosos Neo-Babilônios no antigo Oriente Próximo.

Na segunda aula, apresentaremos como estava o mundo grego nas vésperas do conflito, e discutiremos a revolta das ilhas e cidades gregas que se encontravam sob domínio Persa nos primeiros anos do século V a.C. Estes eventos colocaram pela primeira vez em rota de colisão o crescente Império Persa com uma pequena cidade, Atenas. No calor destes eventos, uma armada grega invade e incendeia Sardes, uma antiga cidade Lídia agora sob controle Persa. Este foi um ataque surpreendente e traumático que os Persas não vão esquecer…

Na terceira sessão, exploraremos a primeira parte da Guerra, discutindo as possíveis razões para a empreitada Persa, quais seriam os interesses dos Persas nesta região do que hoje é Europa e delinearemos um perfil das forças militares dos dois lados em litígio, tendo o “historiador” grego Heródoto como referência. Uma maneira de interpretar estes acontecimentos é pensar a expedição ordenada por Dario como uma campanha punitiva por conta do que os gregos fizeram em Sardes.

A última sessão seguirá o relato de Heródoto sobre os eventos que levaram à segunda grande expedição dos Persas à Grécia, dessa vez sob o comando do próprio Grande-Rei, Xerxes. A partir de fontes epigráficas Persas, buscaremos entender a ideologia real aquemênida (termo que remete ao fundador da dinastia que reinava o mundo Persa) e o que ela nos informa acerca da diplomacia e da Guerra dos Persas em relação às distintas cidades Gregas. Por fim, faremos um balanço do que podemos realmente saber sobre este conflito e de como certas Batalhas, como Salamina, entraram na cultura ocidental sob o feitiço da vitória da liberdade contra a tirania.   

Calendário e Funcionamento

O Curso constará de quatro aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 8 horas de carga horária. As sessões serão às terças-feiras, das 20:00 às 22:00 (horário de Brasília), em 06, 13, 20 e 27 de julho de 2021. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas aos (às) inscritos (as) durante todo o Curso e até 30 dias após o seu término. As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir com o Professor via chat, áudio e vídeo. 
Valor total do Curso: 150 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica (rede pública ou privada) possuem 50% de desconto.  Para obter o desconto, após realizar o pagamento, envie para o nosso email um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) de que faz jus ao desconto. [email protected]
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária, PIX ou boleto. Você fará a escolha do pagamento depois que clicar em “Pagar a Inscrição”, logo abaixo.

Pagamento

Acesso ao Curso
Uma História da Guerra entre Gregos e Persas

Valor Integral
R$ 150
  • Aulas em tempo real (06, 13, 20 e 27 de julho às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com os Professores
  • Certificado de participação com a carga horária

Acesso ao Curso

Uma História da Guerra entre Gregos e Persas

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica)
R$ 75
  • Aulas em tempo real (Aulas em tempo real (06, 13, 20 e 27 de julho às 20h às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com os Professores
  • Certificado de participação com a carga horária
estudante

Exemplos de publicações do
Profª Félix Jácome:

Comentários dos nossos estudantes:

Perguntas Frequentes:

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina um mês após o término do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Outro Curso com inscrições abertas:

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 286 outros assinantes