Alexandre, o Grande:
Sua História, seu legado

“Alexandre fez guerra como poucos o fizeram; restou saber se ele também poderia fazer a paz”. 

(W.W. Tarn, Alexander the Great, 1948).


Alexandre o Grande é uma das figuras mais conhecidas e fascinantes da Antiguidade. Em seu reinado de meros treze anos (336-323 a.C.), ele derrotou o imenso Império Persa e invadiu a Índia, estabelecendo um vasto império macedônio que se estendeu da Grécia à Índia. 

 

Este curso apresentará esta fulgurante história. Debateremos quais fontes históricas possuímos para estudar a história de Alexandre. Discutiremos a expansão da influência do Reino da Macedônia no continente grego na segunda metade do século IV a.C. sob a liderança de Filipe II, pai de Alexandre. Em seguida, veremos em detalhes como Alexandre e as falanges macedônias conquistaram e colocaram o ponto final na secular história do Império Persa aquemênida. Apresentaremos, também, a campanha de conquista da Grécia à Índia, e como Alexandre foi organizando o Império a partir dos elementos gregos, macedônios e persas. 

 

Falaremos, ainda, sobre a morte de Alexandre e mostraremos a complexidade desses eventos históricos, a variedade das evidências existentes e as várias metodologias por meio das quais os (as) historiadores (as) procuram dar sentido à enorme empresa levada a cabo por Alexandre, O Grande. Por fim, faremos uma reflexão sobre o legado de Alexandre para o mundo helenístico e comentaremos as várias leituras existentes sobre o rei da Macedônia desde a Antiguidade até o nosso tempo: trata-se de um dos maiores generais do mundo antigo que promovou a cultura helênica no mundo oriental ou de um líder temperamental, sem habilidade administrativa, que conquistou um Império e teria sido inapto a organizá-lo de forma que existisse mesmo depois da sua morte?

 

 

  

Professor

Félix Jácome Neto

Félix Jácome Neto

Pesquisador de Pós-Doutorado em Letras Clássicas na Universidade de São Paulo.
Doutor e Mestre em Estudos Clássicos - Mundo Antigo - na Universidade de Coimbra (Portugal).
Graduado em História na Universidade Federal da Paraíba.
Períodos de pesquisa no exterior na Universidade Aristóteles de Tessalônica em março de 2019 e na Universidade de Barcelona, entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020.
Fundador e organizador do Instituto Mundo Antigo, um Centro Independente de estudos e cursos acerca das civilizações da Antiguidade.

Programa do Curso

(clique no título de cada aula para ler a descrição)

“A principal razão para Alexandre ter invadido a Pérsia foi que nunca lhe ocorreu a ideia de não o fazer” (W. W. Tarn, Alexander The Great, 1948).

Nesta aula, discutiremos como o projeto de invadir o mundo persa e asiático foi preparado e mesmo inicialmente executado por Filipe II, pai de Alexandre. De certa maneira, como argumenta a citação acima, Alexandre não teve muita escolha a não ser seguir a diretiva expansionista que marcou o reinado do seu pai. Nesta aula, veremos o governo de Filipe II, com destaque para a reorganização da infantaria (falanges), bem como para o vertiginoso aumento de influência da Macedônia em todo o continente grego, que culminou com a derrota das armadas das cidades-estado gregas na Batalha de Queroneia em 336 a.C. e a posterior criação da Liga de Corinto, uma coalização de cidades gregas liderada pelos macedônios que forneceu a infra-estrutura política e ideológica para a campanha asiática de Alexandre. 

Neste encontro, faremos um percurso arqueológico em direção à cidade natal de Alexandre, Pella, que pode ser ainda hoje visitada na região norte da Grécia. Em seguida, comentaremos a ascenção de Alexandre ao trono em 336 a.C. após o assassinato do seu pai, Filipe II. Discutiremos a primeira fase da expansão asiática de Alexandre, marcada pela conquista das satrapias persas mais ocidentais: Ásia Menor, Síria-Palestina e Egito. Abordaremos o conflito entre Alexandre e Dario III por meio dos principais acontecimentos bélicos: a Batalha do Granico (Ásia Menor), de Issos (Síria), o sítio de Tiro (Síria) e a conquista do Egito, onde Alexandre funda a cidade de Alexandria. 

Com o assassinato de Dario III, vários antigos subordinados do Império Persa revoltam-se contra os macedônios entre 330 e 327 a.C. Alexandre leva a cabo uma violenta campanha na Ásia Central, especialmente na região que hoje é o Afeganistão. Em seguida, empreende uma audaciosa invasão do que hoje é Índia e Paquistão, indo além do que os persas tinham conquistado. Em 325 a.C., Alexandre deixa generais na Índia e retorna em direção ao antigo Oriente Próximo. Nesta aula, veremos a logística e as motivações destas campanhas mais orientais de Alexandre.

Na última aula, comentaremos os últimos planos de Alexandre e sua morte na Babilônia em 323 a.C. Discutiremos se Alexandre buscou se divinizar no fim da vida, assim como debateremos como ficou o imenso Império Macedônio logo após a sua morte. Veremos a razão deste Império ter sido um dos mais efêmeros da História, tendo atingido seu apogeu em 325 a.C. e colapsado somente dois anos depois. Alexandre teria sido um brilhante general de campo de batalhas, mas um administrador frágil? Pensando além da queda do Império, quais foram os legados de Alexandre para a história subsequente da Antiguidade e também para o nosso tempo? Debateremos estes tópicos como conclusão do Curso.

Calendário e Funcionamento

O Curso constará de quatro aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 8 horas de carga horária
As sessões ocorrerão em 8, 9, 15 e 16 de dezembro de 2021 das 20:00 às 22:00 (horário de Brasília). Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas aos (às) inscritos (as) durante todo o Curso e até 60 dias após o seu término. As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir com a Professora via chat, áudio e vídeo. 
Valor total do Curso: 150 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica (rede pública ou privada) possuem 50% de desconto.  Para obter o desconto, após realizar o pagamento, envie para o nosso email um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) de que faz jus ao desconto. [email protected]
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária, PIX ou boleto. Você fará a escolha do pagamento depois que clicar em “Pagar a Inscrição”, logo abaixo.

Inscrições até 8 de dezembro às 18h

Days
Hours
Minutes
Seconds

Acesso ao Curso
Alexandre O Grande: sua História, seu Legado

Valor Integral
R$ 150
  • Aulas em tempo real (08/12, 09/12, 15/12, 16/12 às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com os Professores
  • Certificado de participação com a carga horária

Acesso ao Curso

Alexandre O Grande: sua História, seu Legado

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica)
R$ 75
  • Aulas em tempo real (08/12, 09/12, 15/12, 16/12 às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com os Professores
  • Certificado de participação com a carga horária

estudante
Pella, cidade de nascimento de Alexandre (norte da Grécia)
Monumento em honra a Alexandre (Tessalônica, Grécia)

Perguntas Frequentes:

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina 60 dias após o término do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

O desconto é limitado a estudantes de graduação ou professores da rede básica, logo estudantes de pós-graduação não têm direito ao desconto.

Comentários dos nossos estudantes:

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Curso passado com reabertura temporária das inscrições para ver as aulas gravadas:

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 379 outros assinantes