Roma contra Cartago:
As Guerras Púnicas

Curso Internacional

09 de março a 09 de abril 2022

Este curso visa oferecer um exame simples, mas convincente, das Guerras Púnicas, conflito de extraordinária importância histórica.


O que começou como uma luta localizada sobre a cidade siciliana de Messina em 264 a.C. moldará o curso da História. Foi através da vitória sobre Cartago nesses três grandes conflitos que Roma conseguiu estabelecer sua supremacia sobre o mundo mediterrâneo.


As aulas examinarão os dois lados: suas motivações, suas estratégias, suas forças armadas, as batalhas, os personagens principais e o impacto de cada guerra para que, ao final dessas aulas, os alunos tenham uma boa compreensão de por que essas guerras aconteceram, suas significado histórico e seus efeitos duradouros.

 

 

   

Programa do Curso

(clique no título de cada aula para ler a descrição)

O que inicialmente começou como uma pequena luta pelo controle da Sicília, logo se tornou a mais longa guerra contínua e o maior conflito naval do mundo antigo. Por quase um quarto de século, Roma e Cartago lutaram entre si pela supremacia sobre o Mediterrâneo Ocidental, passando por batalhas, naufrágios de proporções épicas, reversos de fortuna e imensas perdas. Esta aula examinará a inevitabilidade desta guerra, as batalhas e momentos mais importantes, os personagens principais e, finalmente, suas consequências e como ela moldou o mundo mediterrâneo.

Uma das guerras mais famosas da antiguidade e sem dúvida um dos conflitos mais importantes da história romana. Afinal, foi a vitória sobre Aníbal e a derrota final de Cartago que representou a fundação da supremacia romana sobre o Mediterrâneo pelos próximos seis séculos. Esta aula examinará as origens desse conflito, seus personagens principais, os episódios mais famosos, as grandes batalhas e suas consequências.

A Segunda Guerra Púnica, apesar de sua importância, ainda é marcada por equívocos que, em sua maioria, ainda são identificáveis na narrativa tradicional da guerra. O ponto de partida será criticar a narrativa ainda muito comum de que a batalha do Metauro (207 a.C.) teria sido o momento que mudou o rumo da guerra a favor de Roma. Esta aula examinará uma série de fatores-chave que, por meio de suas repercussões militares, estratégicas e econômicas, determinaram a vitória romana na Guerra contra Aníbal muito antes da batalha de Metauro. Em última análise, discutiremos a possibilidade de Aníbal ter lutado em uma guerra que estaria perdida desde o início.

Esta aula encerrará nosso exame da Segunda Guerra Púnica investigando seu impacto econômico, tema que ainda é fonte de debate entre os historiadores. A narrativa geralmente aceita argumenta que Roma nunca se recuperou adequadamente da guerra e dos grandes sacrifícios que ela exigiu, especialmente do ponto de vista demográfico e econômico. Esta aula oferecerá exemplos específicos para destacar como a guerra afetou diferentes regiões da Itália de maneira diferente e como, em última análise, é inadequado generalizar quanto ao impacto econômico da guerra.

Esta aula final será focada na Terceira Guerra Púnica; em particular, investigará por que a guerra aconteceu, as maquinações políticas que em 149 a.C. permitiram que a República Romana declarasse guerra a Cartago que, em última análise, levariam à destruição desta. Tratou-se de um imperialismo implacável ou uma guerra preventiva fria e calculada? A destruição de Cartago em 146 a.C. representa uma mudança na política externa romana e, por associação, como observado por várias fontes, também marca o início da crise interna da República.

Esta sessão será dedicada a conversar diretamente com os (as) estudantes do Curso, respondendo perguntas e dialogando com os comentários da turma acerca do material visto nas aulas passadas.

Professor

Prof. Dr. Fabrizio Biglino

Prof. Dr. Fabrizio Biglino

Fabrizio Biglino é Bacharel em História pela Universitá degli Studi di Torino (Itália), Mestre em História Antiga pela Universidade de Nottingham (Reino Unido) e Doutor em Estudos Clássicos pela Royal Holloway, Universidade de Londres.

Entre 2016 e 2019, lecionou História Romana no Departamento de Estudos Clássicos da Royal Holloway, primeiro como Tutor e depois como Professor Visitante, tendo participado de diferentes expedições arqueológicas à Itália desde 2017.

A sua investigação centra-se na história militar da República Romana, em particular no período entre os séculos IV e I a.C., com ênfase sobre o impacto económico do exército e serviço militar romano, as Guerras Púnicas e a colonização romana durante a República. É autor de vários artigos sobre esses temas e atualmente está trabalhando em seu livro 'The War Economy of the Roman Republic' ('A economia de guerra da República Romana") que será publicado pela Brill Publishers.

Calendário e Funcionamento

O Curso constará de seis sessões, totalizando aproximadamente 7 horas.
As cinco primeiras sessões serão aulas gravadas pelo professor exclusivamente para o presente Curso e disponibilizadas aos (às) inscritos (as), respectivamente, em 09, 16, 23, 30 de março e 06 de abril às 20h. Estas aulas serão em língua inglesa com legendas em português. A sexta sessão será um debate sincrônico dos participantes com o Professor programado para o dia 9 de abril às 14h (horário de Brasília). Este encontro, que será ao final do Curso, servirá para tirar dúvidas e fazer perguntas diretamente ao professor. Terá um intérprete na sala para garantir a comunicação inglês-português entre estudantes e Professor. Os participantes têm acesso às gravações de todas as sessões até 9 de junho de 2022.
Valor total do Curso: 
180 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica (rede pública ou privada) possuem 50% de desconto.  
Para obter o desconto, após realizar o pagamento, envie para o nosso email um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) de que faz jus ao desconto. [email protected]

Acesso ao Curso
Roma contra Cartago:
As Guerras Púnicas

Valor Integral
R$ 180
  • 5 Aulas gravadas (09/03, 16/03, 23/03, 30/03, 06/04) e 1 aula ao vivo (09/04 às 14h)
  • Não precisa saber qualquer língua estrangeira
  • Oportunidade única de conhecer a pesquisa de Professores estrangeiros
  • Certificado de participação com a carga horária

Acesso ao Curso
Roma contra Cartago:
As Guerras Púnicas

Valor Desconto
Para estudantes de graduação ou professores da rede básica
R$ 90
  • 5 Aulas gravadas (09/03, 16/03, 23/03, 30/03, 06/04) e 1 aula ao vivo (09/04 às 14h)
  • Não precisa saber qualquer língua estrangeira
  • Oportunidade única de conhecer a pesquisa de Professores estrangeiros
  • Certificado de participação com a carga horária

Faça a sua inscrição e concorra:

Perguntas Frequentes:

Os nossos Cursos com Professores (as) estrangeiros (as) funcionam com um sistema misto de aulas pré-gravadas e sessão em tempo real. O conteúdo propriamente dito do Curso é ministrado pelo Professor com aulas gravadas exclusivamente para o Instituto Mundo Antigo. Nós, então, legendamos todo material para a língua portuguesa e disponibilizamos as gravações consoante o calendário de cada Curso.

Ao final do Curso, tem lugar uma sessão ao vivo com a presença do Professor. Este encontro é dedicado a tirar dúvidas e responder perguntas dos participantes de maneira direta, com ajuda de um intérprete que facilita a comunicação entre o público brasileiro e o Professor.

Os Cursos internacionais do Instituto Mundo Antigo, assim, são acessíveis a qualquer adulto que se interesse pelo tema, não sendo necessário o conhecimento de qualquer idioma estrangeiro. 

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

O desconto é limitado a estudantes de graduação ou professores da rede básica, logo estudantes de pós-graduação não têm direito ao desconto.

Comentários dos nossos estudantes:

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 375 outros assinantes