As religiões do antigo Oriente Próximo e a emergência do Monoteísmo

Este curso investigará a história e as religiões do Antigo Oriente Próximo com ênfase na região do Levante durante os séculos XIV a VIII AEC. Examinaremos o desenvolvimento histórico-religioso siro-palestinense, com destaque ao panteão de Ugarit, bem como ao desenvolvimento religioso de Israel e Judá e a cosmovisão politeísta do Levante. Analisaremos, assim, o período formativo dos territórios de Israel, Judá e o declínio de Canaã, eventos importantes para o surgimento do monoteísmo e dos deslocamentos populacionais ocorridos a partir do VIII AEC na região siro-palestinense. Por fim, debateremos as atuações do Egito e da Assíria e as trocas culturais entre impérios do Antigo Oriente Próximo e a região do Levante. 
* Este curso fará uma abordagem histórica e arqueológica dos temas propostos e não entrará no mérito da fé pessoal de cada participante do Curso.

Professor

Rogério Lima de Moura

Rogério Lima de Moura

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010).

Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do grupo de pesquisa Arqueologia do Antigo Oriente (UMESP) e docente no curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Programa do Curso

(clique no título de cada aula para ler a descrição)

O período de Amarna que estudaremos compreende o século XIV AEC. A partir das descobertas de correspondências no século XIX, os pesquisadores puderam ter uma visão mais ampla das relações entre o Egito e os reinos do antigo Oriente Próximo e de Canaã no segundo milênio AEC. Na primeira aula, analisaremos historicamente o Egito nesse período, a revolução monoteísta de Akenathon e as tensões políticas e sociais na região do Levante.

Palavras-chave: Cartas de Amarna; Antigo Egito; Canaã.

Em 1929, foram descobertos tabletes de argila na região de Ras Shamra (na moderna Síria) que forneceram novas informações para a pesquisa histórica do Levante. Esses tabletes descreviam a atuação de deuses e deusas e uma religiosidade bastante complexa da antiga cidade de Ugarit. Deuses e Deusas como El, Asherah, Baal e Anat, que eram apenas conhecidos dos textos bíblicos de modo pejorativo, passaram a ter, a partir da análise desses textos, outras perspectivas. Nesta aula, discutiremos a história de Ugarit e a estrutura do panteão siro-palestinense.

Palavras-chave: Ugarit; panteão cananeu; politeísmo.

A Estela de Merneptah narra as conquistas do Faraó Merneptah na região do Levante. Dentre os povos vencidos pelo Egito, segundo a Estela, encontrava-se Israel. Esse testemunho é único, pois menciona uma entidade denominada Israel nos meados do século XIII AEC sem as lentes dos textos bíblicos. Nesse período e nos séculos XII – IX AEC, Israel tem como divindade principal El ou Yahweh? Esta e outras questões serão tratadas e respondidas nesta aula.

Palavras-chave: Israel; Monoteísmo; Yahweh.

Israel e Judá possuem histórias distintas. Surgiram como duas monarquias separadas e com economias diferentes, sendo Judá dominada por Israel. Da mesma maneira, a religião destas duas entidades tivera convergências e divergências durante os períodos dos séculos X-IX AEC, até a derrocada de Israel Norte pelos assírios. Nesta aula, investigaremos Israel e Judá como duas entidades políticas diversificadas; além disso, analisaremos seus papéis geopolíticos no Levante e os seus desenvolvimentos religiosos.

Palavras-chave: Levante; religião e representação; geopolítica siro-palestinense.

O sítio de Kuntillet Ajrud é de suma importância para estudarmos a pluralidade religiosa de Israel Norte a partir da cultura material. Os achados nos informam do culto da divindade (El ou Yahweh) a partir da figura de um touro ao lado de sua consorte Asherah. Ao mesmo tempo, os textos bíblicos retratam Israel monoteísta desde suas origens e que teria aderido ao politeísmo posteriormente. Nesta aula, averiguaremos tais premissas e, a partir de Kuntillet Ajrud, levantaremos dados sobre a religião do Antigo Israel.

Palavras-chave: Bíblia; Kuntillet Ajrud; arqueologia.

Calendário e Funcionamento

O curso constará de cinco aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 10 horas de carga horária. As sessões serão nos dias 07, 14, 21 e 28 de julho, e 04 de agosto de 2021, sempre às quartas-feiras das 20:00 às 22:00. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas durante todo o Curso para os (as) inscritos (as) verem ou reverem.  As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir via chat, áudio e vídeo durante as aulas.
Valor total do Curso: 160 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica da rede pública ou privada têm direito a 50% de desconto. Para obter o desconto, após realizar o pagamento, envie para o nosso email um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) de que faz jus ao desconto ( [email protected]).
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária, PIX ou boleto. Você fará a escolha do pagamento depois que clicar em “Pagar a Inscrição”, logo abaixo.

Pagamento

Inscrições encerradas

Acesso ao Curso

As religiões do antigo Oriente Próximo e a emergência do Monoteísmo

Valor Integral
R$ 160
  • Aulas em tempo real (7/07, 14/07, 21/07, 28/07 e 4/08, às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)

Acesso ao Curso

As religiões do antigo Oriente Próximo e a emergência do Monoteísmo

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica, pública ou privada)
R$ 80
  • Aulas em tempo real (7/07, 14/07, 21/07, 28/07 e 4/08, às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)
estudante

Exemplos de publicações do
Profª Rogério Lima de Moura

Comentários dos nossos estudantes:

Perguntas Frequentes

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina um mês após o término do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 286 outros assinantes

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *