História e Religião da Antiga Judá
séculos VIII- I a.C.

Nova data de início do Curso:
13 de outubro

Este curso investigará a história e religião do Antigo Oriente, com ênfase na região de Judá, cujo recorte temporal abrangerá os séculos VIII ao I AEC. Analisará, em diálogo com a história e a arqueologia, o cerco assírio à Jerusalém, a reforma do rei Josias, a destruição de Jerusalém acarretada pelos babilônios e a reconstrução de Judá/Judeia e a formação de novos grupos religiosos no período de dominação persa ao período helenístico e hasmoneu. Pretendemos, assim, fornecer ao estudante uma visão elementar da história e religião da região siro-palestinense e do Antigo Oriente e concomitantemente propiciar recursos para uma leitura contextualizada com a época das invasões de grandes impérios no Levante. 

 

 

Professor

Rogério Lima de Moura

Rogério Lima de Moura

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010).

Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do grupo de pesquisa Arqueologia do Antigo Oriente (UMESP) e docente no curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Programa do Curso

(clique no título de cada aula para ler a descrição)

Na primeira aula, comentaremos os eventos do final do século VIII AEC, em especial o cerco assírio à Jerusalém. Em seguidade, discutiremos como a arqueologia tem estudado o Sítio de Tel Arad e discutido se a reforma religiosa de Josias conforme a narrativa bíblica de II Reis realmente aconteceu no VII século AEC ou foi somente um projeto que acabou não acontecendo. Nesta aula avaliaremos, ainda, a cultura material encontrada em Tel Arad e averiguaremos com as informações bíblicas se é possível defendermos a tese de que Josias promoveu em Jerusalém a ascensão de Yahweh como Deus nacional e deslegitimou deuses da fertilidade cultuados nos lugares altos e no templo de Jerusalém.

Palavras-chave: Tel Arad; Josias; Reforma Religiosa

Em 586 AEC os babilônios sob comando de Nabucodonosor destroem Jerusalém e leva a elite ligada ao templo e ao palácio da monarquia davidida para o exílio. Nesta aula, investigaremos as consequências desse evento para a identidade dos judaítas e a formação e os conflitos de grupos religiosos que se originaram ou continuaram existindo na diáspora.

Palavras-chave: Babilônia; Exílio; Jerusalém

Em 515 AEC a província de Yehud dominada pelos persas reconstroem o templo de Jerusalém e a partir do IV século AEC começam uma série de mudanças que acarretam transformações no imaginário religioso e político dos habitantes de Jerusalém. Esta aula analisará contextualmente o período persa e o surgimento da Torá e sua tradição; além disso, investigará o surgimento dos sacerdotes sadoquitas nesse período e a busca pela dominação do templo de Jerusalém por esse grupo sacerdotal.

Palavras-chave: Sadoquitas; Persas; Torá.

Com a morte de Alexandre Magno, a Judeia entrou no campo da disputa política entre os ptolomaicos e os selêucidas entre 323 – 175 AEC. Após a vitória selêucida, começa uma crise com Antíoco IV Epífanes que, na tentativa de controlar os judeus, impõe práticas helenísticas mais radicais no campo cultural e religioso gerando a crise que chamamos de Revolta dos Macabeus. Nesta aula averiguaremos a Judeia na primeira fase do helenismo que abrange os períodos entre os anos de 323 – 164 AEC.

Palavras-chave: Helenismo; Macabeus; selêucidas

O período hasmoneu que se inicia a partir do ano de 163 AEC é o período de retomada de poder da Jerusalém independente politicamente no Levante. Os hasmoneus governam a partir de Jerusalém e possuem nesse momento o controle político e religioso da Judeia. Nesta aula, estudaremos a linhagem hasmoneia, o conflito com os samaritanos, o surgimento de grupos sectários em Qumran e o domínio de Jerusalém pelos hasmoneus até a chegada de Pompeu e a consequente conquista romana da Judeia em 80 AEC.

Palavras-chave: Hasmoneus; samaritanos; Qumran.

Calendário e Funcionamento

O curso constará de cinco aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 10 horas de carga horária. As sessões serão nos dias 13/10; 20/10; 27/10; 03/11 e 09/11 de 2021, sempre às quarta-feiras das 20:00 às 22:00. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas durante todo o Curso para os (as) inscritos (as) verem ou reverem.  As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir via chat, áudio e vídeo durante as aulas.
Valor total do Curso: 160 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica da rede pública ou privada têm direito a 50% de desconto. Para obter o desconto, após realizar o pagamento, envie para o nosso email um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) de que faz jus ao desconto ( [email protected]).
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária, PIX ou boleto. Você fará a escolha do pagamento depois que clicar em “Pagar a Inscrição”, logo abaixo.

Inscrições encerradas

Acesso ao Curso

História e Religião da Antiga Judá

Valor Integral
R$ 160
  • Aulas em tempo real (13/10, 20/10, 27/10, 3/11 e 10/11, 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)

Acesso ao Curso

História e Religião da Antiga Judá

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica, pública ou privada)
R$ 80
  • (Aulas em tempo real (13/10, 20/10, 27/10, 3/11 e 10/11 , às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)
estudante

Exemplos de publicações do
Profª Rogério Lima de Moura

Comentários dos nossos estudantes:

Perguntas Frequentes

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina 60 dias após a conclusão do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 351 outros assinantes

0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *