Félix Jácome Neto

Félix Jácome Neto

Fundador e organizador do website de divulgação científica Instituto Mundo Antigo.
Pós-Doutorando no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Universidade de São Paulo (USP) com o Projeto de Pesquisa 'O tema da crise e salvação da cidade em Aristófanes e Eurípides' sob supervisão do Dr. Christian Werner. Doutor em Estudos Clássicos, ramo Mundo Antigo, na Universidade de Coimbra, sob a orientação do Dr. Frederico Lourenço. Doutorado realizado sob financiamento da CAPES (Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior). Mestre em Estudos Clássicos, ramo Mundo Antigo, na Universidade de Coimbra, sob orientação dos doutores Delfim Ferreira Leão e Maria do Céu Fialho. Graduado em História na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisa particularmente a Grécia antiga arcaica e clássica, com destaque para a relação entre Literatura e História especialmente a partir de Homero e do teatro grego.

Cursos ministrados no Instituto Mundo Antigo

Rafael Semêdo

Rafael Semêdo

Doutorando em Letras Clássicas pela USP sob orientação do Professor André Malta e coorientação da Professora Irene de Jong com o projeto "Livros 1-3 das Pós-homéricas de Quinto de Esmirna: tradução e comentário narratológico". Foi professor substituto de língua e literatura grega na UFRJ (2019). Mestre em Letras Clássicas pela USP. Realizou estágio de pesquisa no exterior na Universidade de Amsterdã sob supervisão da Professora Irene de Jong. Graduado em Psicologia com Domínio Adicional em Cultura Greco-Latina pela PUC-Rio (2009-2014), com um ano de intercâmbio na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), no Departamento de Estudos Clássicos (2011-2012). Principal área de atuação: língua e literatura grega, com foco específico na épica hexamétrica. Possui, ainda, interesse pela literatura e língua da Escandinávia medieval, o islandês-nórdico antigo.

Cursos ministrados no Instituto Mundo Antigo

Thais Rocha da Silva

Thais Rocha da Silva

Pós-doutoranda em História (FFLCH-USP). Research Fellow, Harris Manchester College, Universidade de Oxford. Doutora em Egiptologia pela Universidade de Oxford, Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (2001), Mestra em Estudos Árabes pelo Departamento de Letras Orientais da mesma Universidade (2013). É membro do Amarna Project desde 2017. Tem experiência nas áreas de História Antiga e Arqueologia, com ênfase nos estudos sobre Antiguidade Oriental, pesquisando principalmente espaço doméstico e suas transformações no Egito Antigo no período do Reino Novo. Temas de interesse e atuação: arqueologia da casa, domesticidade, cultura material, arqueologia da paisagem (sobretudo em assentamentos urbanos no Egito), arqueologia das comunidades, história dos sentidos, estudos de gênero, orientalismo, história da Egiptologia.

Cursos ministrados no Instituto Mundo Antigo

Cesar Luiz Jerce da Costa Jr.

Cesar Luiz Jerce da Costa Jr.

Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2009). Graduação (em andamento) em Filosofia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestre e doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui experiência em Estudos Clássicos e Tardo-Antigos, com ênfase em filosofia e história política romana, Sêneca em particular, Principado, cultura política imperial, aristocracia e relações de poder durante o período neroniano.

Cursos ministrados no Instituto Mundo Antigo

Cintia Alfieri Gama-Rolland

Cintia Alfieri Gama-Rolland

Bacharel em História pela Universidade de São Paulo, mestre em arqueologia pela Universidade federal do Rio de Janeiro, doutora pela École Pratique de Hautes Études, Paris e pós-doutorado pelo Museu nacional. Antiga conselheira científica do Museu do Louvre. Integrante de três missões arqueológicas no Egito e pesquisadora da coleção egípcia do Museu de Arte de São Paulo - Masp.
Professora do curso de gastronomia da FMU e coordenadora dos cursos de história, geografia e hospitalidade da FMU.

Cursos ministrados no Instituto Mundo Antigo

Yves Rolland

Yves Rolland

Doutor em Arqueologia Romana pela Université Lumière, Lyon. Especialista em navegação e transporte de mercadorias, graduado em história pela Université Pierre Mendès France – Grenoble. Participou de escavações arqueológicas na França; foi educador e chefe de projeto no Museu da civilização galo-romana e, em seguida no museu de história da cidade de Lyon (França). Pesquisador associado ArAr – Archéologie et Archéométrie UMR5138, Université Lumière Lyon 2, CNRS

Cursos ministrados no Instituto Mundo Antigo

Renato Rodrigues da Silva

Renato Rodrigues da Silva

Doutor em História pela University of Leicester. Mestre pelo PPGH UFF, com dissertação intitulada "A formação da aristocracia na Inglaterra Anglo-Saxônica (séculos VII-VIII)" sob orientação do Prof. Dr. Mário Jorge da Motta Bastos. Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente realiza estágio pós-doutoral (iniciado em 2020) no PPGH da Unifesp. Entre 2018 e 2020 foi professor substituto na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na cadeira de História Antiga e Medieval. Entre 2017 e 2018 desenvolveu pesquisa em âmbito de Pós-Doutorado, sendo bolsista do programa Pós-Doutorado da FAPERJ, pesquisa esta vinculada à Universidade Federal Fluminense. Atua na área de História, com ênfase em História Medieval, sobretudo no que diz respeito à Alta Idade Média. Interesses principais são em Estudos Medievais, Alta Idade Média, Inglaterra Anglo-Saxônica, Arqueologia Medieval, Teoria Social, Teoria Arqueológica, História Global, Humanidades Digitais, Historiografia, Tradução de Fontes Históricas, Língua Latina.

Cursos ministrados no Instituto Mundo Antigo

Natália de Medeiros Costa

Natália de Medeiros Costa

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná. Dedica-se à História Antiga, com foco na História Romana no Período Republicano, articulando pesquisas sobre os texto de Júlio César, o De Bello Gallico e o Bellum Civile, os textos de Plutarco, principalmente as Vidas de César, Pompeu e Cícero e no Mestrado articulou pesquisa sobre o texto de Caio Salústio Crispo, De Bellum Catilinae.

Cursos ministrados no Instituto Mundo Antigo

Pedro Ribeiro Martins

Pedro Ribeiro Martins

Professor de Língua e Literatura Grega no Departamento de Letras Clássicas junto à Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu, em 2016, seu doutorado em Filologia Grega pela Universidade de Göttingen, Alemanha, sob a orientação do Prof. Dr. Heinz-Günther Nesselrath. Em 2010, concluiu seu mestrado em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra, Portugal, sob a orientação da Prof. Dra. Maria de Fátima Sousa e Silva. Em 2008, concluiu o bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. É vice-líder do grupo de pesquisa Animalia e vice-coordenador do projeto de extensão Animamito (UFRJ). Atua nas áreas de Grego Antigo, Filosofia Antiga, História Antiga, Alimentação na Antiguidade, Política na Antiguidade e Sociologia da Antiguidade.

Cursos ministrados no Instituto Mundo Antigo

Você também quer ministrar Cursos de curta duração conosco?
Estamos recebendo candidaturas, clique no nosso logo para ver como proceder.