Curso

Civilização Romana:
Do Cristianismo à queda do Império (séculos III-VI d.C.)

Prof. Dr. Renato Rodrigues da Silva
Pós-Doutorando em História (Universidade Federal de São Paulo)
Doutor em História (Universidade de Leicester - Reino Unido)
Professor Substituto de História Antiga e Medieval entre 2018 e 2020
(Universidade Federal de São Paulo)

Prof. Me. Cesar L. J. da Costa Jr
Doutorando em História (Universidade Federal do Paraná)
Membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (Nemed/UFPR)


O presente curso terá por objetivo realizar um percurso introdutório sobre os últimos séculos do Império Romano, assim como pensar a transição do mundo antigo ao medievo a partir do que os historiadores classificam como “Antiguidade Tardia”. As aulas aqui propostas permitirão ao público conhecer as principais características políticas, sociais, militares e econômicas do Império Romano entre o advento de Diocleciano (século III d.C.) e o governo de Justiniano (século VI d.C.). Este período engloba  três séculos geralmente considerado como de decadência ou declínio da romanidade, imagem que se estabeleceu sobretudo por meio do clássico Declínio e Queda do Império Romano, de Edward Gibbon. 
 
Enfatizaremos, ainda, a discussão historiográfica mais recente que resgatou positivamente esse período, principalmente a partir das obras de Henry-Irénée Marrou e Peter Brown. Tendo em conta este contexto historiográfico, abordaremos a instituição do Dominato, regime político de natureza monárquica que substituiu o Principado em fins do século III d.C. Ao mesmo tempo, enfatizaremos o papel decisivo do cristianismo no seio do Império Romano e as polêmicas cristológicas que marcaram essa fase da Igreja cristã. Do mesmo modo, o Curso abordará os conflitos e interações entre pagãos, cristãos e judeus. Por fim, trataremos da questão das migrações germânicas que tiveram lugar a partir do século V d. C. e a fragilização da autoridade romana nos territórios ocidentais do Império. Como fechamento, analisaremos o período de Justiniano e seu projeto de restauração da autoridade romana sobre os reinos germânicos que emergiram nas antigas províncias da África, Itália e Hispânia.
 

Programa
(clique no título de cada aula para ler a descrição)

Nesta primeira aula, faremos uma breve revisão do elementos mais importantes do Principado e os fatores que levaram à crise desse sistema no século III. Em seguida, analisaremos o papel das reformas militares e administrativas de Diocleciano (a Tetrarquia), assim como e a instituição de um novo regime político: o Dominato. Esta aula investirá em discutir suas características mais marcantes e a nova simbologia cortesã do Império Romano.

Na segunda sessão, abordaremos o contexto de crise da Tetrarquia e a projeção política de Constâncio Cloro e seu filho, Constantino. Serão estudados os desdobramentos da batalha de Ponte Mílvio e a promulgação do Édito de liberdade de culto de 312. Ainda nessa aula, trataremos do Concílio de Nicéia (325) e a consolidação do Cristianismo plenamente reconhecido enquanto religio licita.

Nesta aula debateremos o século IV e as tentativas de restauração pagã de Juliano, o Apóstata, em conjunção com as guerras civis promovidas pelos filhos de Constantino. A relação entre o poder imperial e as diversas correntes doutrinárias cristãs será igualmente analisada. Por fim, estudaremos a transformação do Cristianismo em religião oficial do Império sob a égide de Teodósio, o grande.

Nesta quarta aula faremos uma exposição panorâmica da primeira metade do século V, da divisão administrativa entre Honório e Arcádio e o contexto das migrações germânicas nos territórios do ocidente romano, incluindo o saque da cidade de Roma pelos Godos em 410.  Abordaremos a relação política e diplomática entre Romanos e os variados grupos germânicos, o papel dos Hunos sob Átila e dos Hérulos sob Odoacro. Por fim, daremos atenção ao debate acerca do significado histórico do processo que culminou na deposição do imperador Rômulo Augústulo em 476. Discutiremos, então, se estes eventos caracterizaram o fim do Império Romano do Ocidente como geralmente se afirma.

Na última aula, analisaremos o papel de Justiniano como reformador das instituições imperiais, além de sua proposta de reconquista dos territórios ocidentais perdidos para os reinos germânicos (Vândalos, Ostrogodos e Visigodos). Elencaremos o papel fundamental do Digesto na formulação do Direito Romano, assim como a permanência de conflitos cristológicos e a conturbada relação entre o poder político dos imperadores e o poder espiritual dos clérigos.

O curso constará de cinco aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 10 horas de carga horária. As sessões serão às terças-feiras, das 20:00 às 22:00 (horário de Brasília), em 06, 13, 20, 27 de abril e 04 de maio de 2021. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas aos (às) inscritos (as) durante todo o Curso e até 30 dias após o seu término. As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir com os Professores via chat, áudio e vídeo.
Valor total do Curso: 150 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica da rede pública possuem 50% de desconto. Para obter o desconto, anexe um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) no formulário de inscrição (para pagamentos por transferência ou boleto). Se pagar por cartão de crédito, envie-nos, por favor, o comprovante por email: institutomundoantigo@gmail.com.
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária ou boleto. Escolha a sua opção de pagamento abaixo.

* Inscrições encerradas

Acesso ao Curso

Civilização Romana:
Do Cristianismo à queda do Império (III-VI d.C.)

Valor Integral
R$ 150
  • Aulas em tempo real (06, 13, 20, 27 abril, 04 maio, às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com os Professores
  • Certificado de participação com a carga horária

Acesso ao

Civilização Romana:
Do Cristianismo à queda do Império (III-VI d.C.)

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica)
R$ 75
  • Aulas em tempo real (06, 13, 20, 27 abril, 04 maio, às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com os Professores
  • Certificado de participação com a carga horária
estudante

Perguntas Frequentes:

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina um mês após o término do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

Nós fizemos dois Cursos anteriores sobre História de Roma. O primeiro, com 4 aulas (8 horas), foi da fundação de Roma até a queda da República (séculos VIII-I a.C.). O segundo, com 5 aulas (12 horas), abordou desde Augusto à crise do século III d.C. O terceiro será este com aulas ao vivo cujas inscrições estão abertas, que irá do século III ao VI d.C. Este Curso atual pode perfeitamente ser feito de maneira independente dos anteriores. Se, contudo, quiser ter acesso por 60 dias às gravações de um ou dos dois Cursos passados, você pode se inscrever pela página: www.institutomundoantigo.com.br/cursos 

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 205 outros assinantes