A Arquitetura da Roma Antiga:
da construção à atualidade

Este curso tem como objetivo apresentar a importância dos grandes monumentos situados na cidade de Roma para a compreensão dos dados históricos de sua construção e o posterior desenvolvimento do contato com esse patrimônio cultural. Hoje, ao visitar a “cidade eterna” ainda é possível visualizar essas grandes estruturas, um legado que remete não somente a um passado áureo, mas também à sobreposição de camadas ao longo dos séculos. O curso procura abordar o lapso temporal que compreende as construções no âmbito da grande Capital, mas, também, o que essas edificações passaram após a Queda do Império: foram delapidações, arruinamentos, reutilizações e adequações, até chegar aos mais recentes processos de escavação, musealização e restauração.

Assim, faremos um percurso acerca dos principais monumentos da Arquitetura Romana, bem como comentaremos os perfis dos museus da cidade de Roma, destacando como eles apresentam este rico patrimônio antigo.

Professora

Angela Rosch Rodrigues

Angela Rosch Rodrigues

Arquiteta, mestre e doutora em História da arquitetura e urbanismo com enfoque em patrimônio cultural pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), com período de doutorado sanduíche na Sapienza Università di Roma (2015-2016).

Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na FAU USP (apoio FAPESP) sobre história e teoria da arquitetura com enfoque na representação gráfica das ruínas de Roma; período de pesquisa na Sapienza Universitá di Roma (2019-2020). Atua como pesquisadora e docente nas áreas de história e teoria da arquitetura e urbanismo e patrimônio cultural tendo produzido diversos artigos, participado de eventos científicos e ministrado palestras e cursos.

Programa do Curso

(clique no título de cada aula para ler a descrição)

Na primeira aula, iniciaremos com uma visão panorâmica sobre a cronologia e distribuição em Roma dos grandes monumentos que serão abordados ao longo do curso e o desenvolvimento do interesse que essas estruturas têm despertado ao longo dos séculos. Na sequência, dando início às nossas “visitas” aos monumentos, apresentaremos a região do Monte Palatino e Fóruns Imperiais – área central na antiga Roma e que constitui um dos maiores sítios arqueológicos urbanos do mundo.

Nessa sessão, vamos apresentar os equipamentos ligados ao entretenimento público, estruturas fundamentais para o desenvolvimento urbano de Roma e que até hoje marcam a paisagem da cidade:

Coliseu (o também conhecido Anfiteatro Flavio foi construído no século I d.C. e se tornou um dos mais emblemáticos monumentos dessa cidade);
Circo Máximo (a maior arena de entretenimento de Roma, sua construção estava ligada aos palácios imperiais no Monte Palatino);
Teatro Marcelo (antigo teatro a céu aberto, cujas estruturas passaram por grandes alterações).

Nesse encontro nos dedicaremos às grandes obras de infraestrutura que foram fundamentais para o desenvolvimento da Capital, como as estradas e a constituição da rede de águas através dos vestígios que são visíveis até hoje:


a Via Appia antica (uma das estradas mais conhecidas de Roma, estratégica para a conexão com o Oriente Médio);
– o
aqueduto Acqua Claudia (através de um dos trechos mais bem preservados que se encontra no Parque dos Aquedutos, nos arredores da região central);
– as
Termas de Caracalla (uma das referências mais monumentais que permite verificar como era a organização do programa das termas)

 Nessa aula, nos dedicaremos aos grandes monumentos visíveis hoje em Roma que
originalmente foram dedicados aos cultos, sejam de caráter religioso, comemorativo ou fúnebre:

– o Panteão (cuja origem remonta ao século I a.C., é um dos edifícios mais estudados na história da arquitetura pela conformação da solução de sua cúpula com óculo);
– o
Altar Ara Pacis (edificado no período de Augusto para a celebração do período de Pax
Romana
); 
– o
Mausoléu de Augusto e o Mausoléu Adriano – atual Castelo Sant`Angelo (ambas
estruturas funerárias que foram amplamente modificadas no decorrer dos séculos).

Nessa última aula serão apresentadas algumas das proeminentes Igrejas da Cristandade situadas em Roma com suas evidentes interfaces com a origem romana:


– a
Basílica de São Pedro (cuja origem remonta ao Circo de Nero);
– a
Basílica de São Clemente (com vários níveis de subsolo visitáveis, sendo que o registro
mais antigo remonta à Era Republicana);
Igreja de Santa Maria dos Anjos e dos Mártires (constituída sobre uma área da antiga
Terma de Diocleciano no Monte Quirinal).

Calendário e Funcionamento

O curso constará de cinco aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 10 horas de carga horária. As sessões serão nos dias 29/07, 05/08, 12/08, 19/08 e 26/08 de 2021, sempre às quintas-feiras das 19:30 às 21:30. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas durante todo o Curso para os (as) inscritos (as) verem ou reverem.  As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir via chat, áudio e vídeo durante as aulas.
Valor total do Curso: 160 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica da rede pública ou privada têm direito a 50% de desconto. Para obter o desconto, após realizar o pagamento, envie para o nosso email um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) de que faz jus ao desconto ( [email protected]).
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária, PIX ou boleto. Você fará a escolha do pagamento depois que clicar em “Pagar a Inscrição”, logo abaixo.

Inscrições até 29 de julho, 18h

Acesso ao Curso

A Arquitetura da Roma Antiga: da construção à atualidade ​

Valor Integral
R$ 160
  • Aulas em tempo real (29/07, 05/08, 12/08, 19/08 e 26/08, das 19:30 às 21:30)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)

Acesso ao Curso

Arquitetura da Roma Antiga: da construção à atualidade ​

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica, pública ou privada)
R$ 80
  • Aulas em tempo real (29/07, 05/08, 12/08, 19/08 e 26/08, das 19:30 às 21:30)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)

estudante
Via Appia

Exemplos de publicações da
Profª Dra. Angela Rosch Rodrigues

Comentários dos nossos estudantes:

Perguntas Frequentes

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina um mês após o término do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Fórum Romano

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 286 outros assinantes