Curso

“Nada é tão bonito na paz, nem tão terrível na guerra, como um exército romano”. Esta frase do historiador judeu Flávio Josefo (B.J., III, 6), escrita no primeiro século de nossa era, atesta desde a época romana a admiração que o exército de Roma desperta. Por sua organização e seus sucessos o exército romano fascina. Suas vitórias são baseadas em escolhas estratégicas, técnicas, mas também culturais: a legião frequentemente adotava as armas dos povos vencidos e as aprimorava. Essas vitórias dão origem a procissões extremamente ritualizadas, os triunfos, que ecoam até hoje. Mas se as ações dos grandes generais romanos são frequentemente destacadas pela literatura antiga, na base da escala social e da hierarquia militar, a vida do simples soldado continua a ser mais difícil de definir e exige o cruzamento de textos, descobertas arqueológicas e arqueologia experimental. O objetivo deste curso é oferecer um amplo panorama do que representa o exército romano, focando tanto na contextualização dos grandes conflitos, como na apresentação do cotidiano de um simples soldado, desde a sua integração até o fim do serviço militar.

Programa
(clique no título de cada aula para ler a descrição)

Após o saque da cidade de Roma pelos exércitos gauleses de Breno em 390 a.C., Roma inicia uma política de expansão que a leva a lutar na terra e no mar até controlar um território que se estende da atual Grã-Bretanha ao Egito. Nesta aula inaugural, debateremos quais são as fases dessa conquista? Que relações os romanos mantinham com outros povos? Essa expansão foi contínua? Quais consequências tiveram para a sociedade romana? Exército, sociedade, economia e identidade serão os temas a serem abordados no estudo desses conflitos.

A legião romana frequentemente adotava as armas dos povos vencidos, quando a eficácia era comprovada. Paralelamente a estes empréstimos, os romanos desenvolveram armas inovadoras e uma organização especifica muito eficaz. Esta aula visa traçar a evolução do equipamento dos exércitos romanos (armas, armaduras e escudos, cavalaria e máquinas de guerra) através do estudo de grandes confrontos como a Batalha dos Cinocéfalos (entre Roma e Reino da Macedônia em 197 a.C.), e o Cerco de Alésia (contra uma aliança gaulesa, em 52 a.C.).

Se as batalhas e os grandes generais são relatados pelos textos, o cotidiano do simples soldado é restaurado pelo cruzamento das raras indicações com os dados fornecidos pela arqueologia. Organização, incorporação, trabalho no campo, lazeres, crenças, batalha, medicina militar, o objetivo dessa aula consiste realmente em tratar do cotidiano do soldado comum.

A última sessão analisará o “triunfo”,  uma cerimônia romana que consistia numa procissão feita para homenagear publicamente o comandante militar de uma guerra ou campanha no exterior, vista como particularmente bem sucedida. Nesta cerimônia, exibiam-se as glórias da vitória romana. O rito, extremamente codificado, tinha uma forte dimensão religiosa e política. Os arcos do triunfo constituem hoje a memoria monumental deste rito.

Yves Rolland é doutor em Arqueologia Romana pela Université Lumière, Lyon. Especialista em navegação e transporte de mercadorias, graduado em história pela Université Pierre Mendès France – Grenoble. Participou de escavações arqueológicas na França; foi educador e chefe de projeto no Museu da civilização galo-romana e, em seguida no museu de história da cidade de Lyon (França). Pesquisador associado ArAr – Archéologie et Archéométrie UMR5138, Université Lumière Lyon 2, CNRS
Prof. Dr. Yves Rolland
O curso, que será ministrado em português do Brasil, constará de quatro aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 8 horas de carga horária. As sessões serão às terças-feiras, das 20:00 às 22:00 (horário de Brasília), em 08, 15, 22 e 29 de junho de 2021. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas aos (às) inscritos (as) durante todo o Curso e até 30 dias após o seu término. As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir com o Professor via chat, áudio e vídeo. 
Valor total do Curso: 140 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica da rede pública possuem 50% de desconto. Para obter o desconto, anexe um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) no formulário de inscrição (para pagamentos por transferência ou boleto). Se pagar por cartão de crédito, envie-nos, por favor, o comprovante por email: institutomundoantigo@gmail.com.
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária ou boleto. Escolha a sua opção de pagamento abaixo.

* Inscrições encerradas

Acesso ao Curso

Valor Integral
R$ 140
  • Aulas em tempo real (08, 15, 22 e 29 de junho às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com os Professores
  • Certificado de participação com a carga horária

Acesso ao Curso

O Exército Romano: da vida cotidiana às grandes batalhas

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica)
R$ 70
  • Aulas em tempo real (Aulas em tempo real (08, 15, 22 e 29 de junho às 20h)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com os Professores
  • Certificado de participação com a carga horária
estudante

Exemplos de publicações do
Profª Yves Rolland:

Perguntas Frequentes:

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina um mês após o término do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Comentários dos nossos estudantes:

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 243 outros assinantes