Cristianismo e Paganismo na Antiguidade:
de Constantino à consolidação da fé cristã

A conversão do mundo clássico ao Cristianismo é um dos acontecimentos históricos mais impactantes da História do Ocidente, somente comparável, talvez, ao impacto da conquista do Novo Mundo e à revolução industrial.


Este Curso abordará o processo de interação, integração e conflito entre as práticas sociais pagãs e cristãs no contexto do mundo Imperial Romano e da sua transição  à Antiguidade Tardia. Este processo culminou na cristianização do mundo romano desde a conversão de Constantino no século IV às medidas  contra o paganismo promovidas por Teodósio I e Justiniano no século VI.


O Curso assumirá uma perspectiva cronológica (da origem do Cristianismo a Justiniano, enfatizando o período pós-Constantino) e também uma abordagem temática, pois veremos os distintos ritmos de expansão da fé cristã nas cidades e nas zonas rurais, sendo que, no campo, teremos a oportunidade de ver em detalhes a dinâmica da relação entre Paganismo e Cristianismo a partir da fé cotidiana dos camponeses.


Assim, o tema da conversão da Europa ao Cristianismo e as interpretações mais recentes serão o foco de nossos encontros. Dessa forma, buscar-se-á inserir o Cristianismo no processo global de passagem do mundo romano ao Tardo Antigo. Nesse sentido, pretendemos: 1. Contextualizar a implantação do Cristianismo no seio do mundo tardo-antigo; 2. Romper com a concepção tradicional de Paganismo e Cristianismo como blocos puros e refratários entre si; 3. Compreender a plena inserção da cultura e da religião nas práticas sociais; 4. Analisar a conformação de uma religiosidade popular no quadro de progressiva afirmação de uma dominação aristocrática na sociedade do período.

Professor

Prof. Dr. Eduardo Cardoso Daflon

Prof. Dr. Eduardo Cardoso Daflon

Bacharel e licenciado (2014) em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), doutor (2020) pela mesma instituição com estágio de pesquisa na Universidade de Salamanca. Professor substituto de História Medieval da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes (2016-2017) e professor substituto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Membro dos grupos de pesquisa Translatio Studii, do Centro Ciro Cardoso de Pesquisas sobre o Pré-Capitalismo (CCCP-PréK) e do Núcleo de Estados Rurais e Urbanos (NERU). Atualmente atua como professor convidado do Programa de Pós-Graduação em História Antiga e Medieval da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.

Programa do Curso

(clique no título de cada aula para ler a descrição)

Nesta aula será oferecido um panorama das origens e transformações experimentadas pelas primeiras comunidades cristãs nos seus primeiros séculos. Além disso, serão discutidos temas relativos às reações do Cristianismo no seio de um império religiosamente tão diverso. O foco recairá sobre a passagem de uma religião perseguida à uma fé triunfante dentro do Império Romano e quais as consequências que esse processo teve para as formas de experiência religiosa cristã.

Neste encontro teremos a oportunidade de discutir o aceleramento da cristianização no Império Romano a partir do século IV, especialmente após a conversão de Constantino. Serão também abordadas as novas construções eclesiásticas bem como o processo de formação de uma literatura apologética cristã. Nesse encontro discutiremos como se deu a formação da ortodoxia cristã a partir do Concílio de Niceia, bem como as disputas e tensões com os grupos heréticos. Adentraremos a Antiguidade Tardia a fim de entender a estruturação da Igreja nesse período e compreender sua relação com as outras facções cristãs que existiam.

Neste encontro serão abordados desenvolvimentos históricos no contexto do Cristianismo que passava a ser a religião oficial do Império Romano. Será abordada a legislação produzida contra as práticas pagãs e como esses documentos nos oferecem uma ideia da religiosidade praticada em fins do mundo romano. O desenvolvimento da patrística, sobretudo a partir dos escritos de Agostinho de Hipona, será outro ponto desta aula. Além disso, será abordado como o Império Bizantino lidou com os dilemas da doutrina cristã e a relação com o paganismo.

Um dos fenômenos mais interessantes durante a Antiguidade Tardia foi a ruralização do cristianismo. Ou seja, a penetração da fé cristã no campo que se deu de forma bastante gradual. Nesta aula vamos discutir sobretudo a questão das chamadas “sobrevivências” pagãs entre os camponeses e refletir sobre como podemos compreender melhor esse fenômeno histórico. Um outro elemento que vamos considerar é como se davam as interações entre a fé cristã e o conjunto de práticas cotidianas como o culto a pedras, árvores ou fontes.

A santidade cumpriu um papel fundamental no mundo Tardo Antigo. Os santos agiam como intermediários entre o mundo terreno e o sagrado neste período sendo uma inserção do sagrado no seio das comunidades rurais e urbanas. Assim, neste encontro conclusivo discutiremos os papéis desempenhados pela santidade e pelas relíquias na configuração da fé cristã.

Calendário e Funcionamento

O curso constará de cinco aulas online em tempo real (ao vivo), totalizando 10 horas de carga horária. As sessões serão nos dias 11/09, 18/09, 25/09, 02/10 e 09/10 de 2021, sempre aos sábados das 14:00 às 16:00. Não pode em algum ou mesmo em todos esses dias? Não é um problema, pois as aulas são gravadas e disponibilizadas durante todo o Curso para os (as) inscritos (as) verem ou reverem.  As sessões serão pela plataforma Zoom, sendo possível interagir via chat, áudio e vídeo durante as aulas.
Valor total do Curso: 160 reais. Estudantes universitários (graduação) e Professores (as) da educação básica da rede pública ou privada têm direito a 50% de desconto. Para obter o desconto, após realizar o pagamento, envie para o nosso email um comprovante (vínculo empregatício, vínculo de matrícula, carteira de estudante, entre outros) de que faz jus ao desconto ( [email protected]).
O pagamento é feito via cartão de crédito, transferência bancária, PIX ou boleto. Você fará a escolha do pagamento depois que clicar em “Pagar a Inscrição”, logo abaixo.

Inscrições encerradas

Acesso ao Curso

Cristianismo e Paganismo na Antiguidade: de Constantino à consolidação da fé cristã ​

Valor Integral
R$ 160
  • Aulas em tempo real (sábados, 11/09, 18/09, 25/09, 02/10 e 09/10, das 14:00 às 16:00)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)

Acesso ao Curso

Cristianismo e Paganismo na Antiguidade: de Constantino à consolidação da fé cristã

Valor com Desconto
(estudantes de graduação ou professores da rede básica, pública ou privada)
R$ 80
  • Aulas em tempo real (sábados, 11/09, 18/09, 25/09, 02/10 e 09/10, das 14:00 às 16:00)
  • Possibilidade de seguir o curso pelas gravações das aulas
  • Sessões via Zoom com interação direta com o Professor
  • Certificado de participação com a carga horária
    (tanto para quem assiste ao vivo como para quem segue o Curso via gravações)

estudante

Exemplos de publicações do
Prof. Dr. Eduardo Cardoso Daflon

Comentários dos nossos estudantes:

Perguntas Frequentes

O Curso funciona com aulas em tempo real pela plataforma Zoom, nas quais os Professores expôem o conteúdo com o suporte de slides e, em seguida, temos o debate em que todos (as) podem comentar ou perguntar, via chat ou webcam. 

Entre as aulas, nós nos comunicamos por email com a turma, respondendo perguntas adicionais e sugerindo bibliografias.

As aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas aos inscritos durante todo o período do Curso. O acesso às gravações termina um mês após o término do Curso.

Os Professores que ministram nossos Cursos são convidados ou selecionados pelo nosso comité científico. Os Professores possuem a titulação mínima de Mestre e trabalham diretamente com a pesquisa e ensino acerca dos povos da Antiguidade. Nos nossos Cursos, você terá um profundo conhecedor das matérias ensinadas te guiando na (re)descoberta do mundo antigo.

Nossos Cursos são recomendados para qualquer adulto que tenha interesse nas civilizações da Antiguidade. Aqui você encontrará o conteúdo organizado de maneira muito mais profissional e pedagógica do que se pode achar de maneira aleatória na internet.

Sim, nós fornecemos certificado com a descrição das matérias vistas no Curso e com a carga horária. Nossos certificados têm sido úteis, por exemplo, para a complementação de carga horária de atividades extra-curriculares nos cursos de Graduação nas Universidades, ainda que cada Universidade tenha autonomia para aceitar ou rejeitar qualquer tipo de certificado.

Nós devolvemos o pagamento da sua inscrição em duas ocasiões: a) Até o dia da primeira aula; b) Após a primeira aula e antes da segunda, caso você tenha visto a primeira aula e não tenha gostado. Para tanto, basta nos enviar um email, sem burocracia, pois queremos que nossos Cursos sejam enriquecedores para você.

Ainda com dúvidas?
Você pode nos escrever e responderemos bem rápido

Receba as novidades do Instituto Mundo Antigo em seu email

Junte-se a 331 outros assinantes